PUBLICIDADE

PUBLICIDADE
29/12/2017 16h48

Assistência social beneficia mais de 30 milhões de famílias

Ministério do Desenvolvimento Social


Ao longo deste ano, mais de 30 milhões de famílias foram beneficiadas pela Assistência Social do Governo do Brasil.

 

A conquista foi possível com o repasse histórico de R$ 2,81 bilhões aos estados e municípios pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

 

A medida garantiu a prestação de serviços e pagamento de benefícios dos programas que integram o Sistema Único da Assistência Social (Suas), como o Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o Serviço de Convivência, Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e Criança Feliz.

 

O recurso zerou os pagamentos atrasados do setor, saldando dívidas atrasadas de 2016 e 2017. Desse modo, o equilíbrio dos gastos públicos favorece famílias de baixa renda que necessitam do apoio do governo. Até o final deste mês, R$ 1,3 bilhão será destinado aos estados e municípios.

 

Assim, a assistência social acumula outras conquistas, já que o acesso aos programas sociais começa nos postos de atendimento do Suas, que somam 10 mil unidades no País.

 

A rede é composta pelos Centros POP, Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Lanchas Sociais e Unidades de Acolhimento.

 

Nesses locais são concentrados os serviços de assistência social, voltados para famílias e pessoas em vulnerabilidade social que passaram por situações de abandono, maus-tratos, abuso sexual, uso de drogas e outras dificuldades. A ideia é garantir o acesso aos direitos sociais, como moradia, saneamento básico e educação.