PUBLICIDADE

PUBLICIDADE
03/01/2018 08h54 - Atualizado em 13/01/2018 12h34

Alimentação saudável também ajuda a diminuir estresse

Saúde Brasil


Além de fazer o organismo funcionar melhor, uma alimentação adequada e saudável pode trazer diversos benefícios, como melhorar o humor, combater a depressão e afastar aquele estresse presente no dia a dia.

 

Renata Monteiro, professora do Departamento de Nutrição da Universidade de Brasília (UnB), explica como o que você escolhe para o seu prato pode transformar a vida como um todo.

 

"Quando temos a presença de uma variedade de alimentos, principalmente in natura, consumimos fontes de fibras, vitaminas e minerais que entram no organismo e produzem hormônios que estão ligados ao prazer e à satisfação, por exemplo.

 

Ao passo que as dietas mais restritivas podem aumentar hormônios de estresse, gerando mau humor.

 

Ou seja, quanto mais relação saudável temos com a comida, mais o bem estar vai ser favorecido", aponta a nutricionista.

 

A variedade dos alimentos é importante para que corpo e mente fiquem saudáveis. Se você está acostumado a só comer as mesmas coisas, todos os dias, é hora de repensar o cardápio.

 

"Se a alimentação tem baixa concentração de zinco e vitamina C, por exemplo, há um aumento de risco de processos inflamatórios.

 

E isso reflete de todas as formas que puder imaginar. Então, para não sofrer estresse em relação ao organismo, o ideal é buscar mesmo uma alimentação saudável, colorida e variada para que tudo funcione corretamente", recomenda Renata Monteiro.

 

Ficar sem comer para perder peso ou por falta de tempo pode aumentar o estresse e mexer completamente com o bem estar mental da pessoa.

 

Sempre que puder, faça as principais refeições – café da manhã, almoço e jantar – e lanches leves entre esses períodos.

 

"Algumas dietas muito restritivas indicam períodos longos sem comer e isso gera irritabilidade, que pode provocar um consumo desenfreado na próxima refeição.

 

Ou seja, para o melhor humor, há de se fazer várias refeições ao dia, sempre priorizando uma alimentação saudável e variada", explica a nutricionista.