PUBLICIDADE

PUBLICIDADE
20/01/2018 18h07

Página tira dúvidas de internautas sobre alternativa de prevenção ao HIV

Ministério da Saúde


Para combater o estigma e o preconceito, e com o intuito de prevenir novos casos, o Ministério da Saúde desenvolveu um site com informações sobre a Profilaxia Pré-Exposição ao Risco à Infecção pelo HIV (PrEP). A ferramenta é uma importante alternativa de prevenção ao HIV.


Tratamento alternativo

O objetivo da PrEP é prevenir a infecção pelo HIV por meio da administração diária de uma pílula que contém dois medicamentos: tenofovir e entricitabina. Esses medicamentos bloqueiam alguns caminhos que o HIV usa para infectar o organismo.

 

Assim, se tomada diariamente, a PrEP diminui a possibilidade de o HIV se estabelecer e se espalhar pelo corpo. Lançada no Brasil em 2017, a Profilaxia Pré-Exposição é mais uma bem-vinda opção no leque de opções oferecidas pela Prevenção Combinada ao HIV.

 

Indicação

Porém, a PrEP não é para todos. Os médicos prescrevem a profilaxia somente para aquelas pessoas com maior chance de entrar em contato com o HIV por não usarem preservativos nas relações sexuais e estarem mais expostas ao risco de infecção.