PUBLICIDADE

PUBLICIDADE
26/04/2019 08h55 - Atualizado em 27/04/2019 09h20

Prefeitos são premiados por iniciativas em prol dos pequenos negócios

Assessoria de imprensa Sebrae/MT


Na noite da última terça-feira (23), o Sebrae Mato Grosso realizou a premiação da 10ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. A solenidade reuniu gestores públicos e autoridades para reconhecer a atuação de prefeitos comprometidos com projetos e ações em prol dos pequenos negócios e o desenvolvimento sustentável de seus municípios. Dividido em seis categorias, as prefeituras de Sorriso, Campo Verde, Guarantã do Norte e Terra Nova do Norte foram as vencedoras da etapa estadual e representam o Estado na etapa nacional, que ocorrerá no dia 05 de junho, em Brasília.

 

“Esta premiação é uma realização do Sebrae com o intuito de estimular comportamentos que geram transformações. Observamos municípios com problemas em comum e é nosso papel fomentar as boas práticas para atuação em rede e que favoreçam as oportunidades para os pequenos negócios e o desenvolvimento local”, disse o gerente de competitividade empresarial do Sebrae/MT, Sandro Rossi.

 

O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor está em sua décima edição e já teve quase 10 mil projetos municipais inscritos. Em Mato Grosso, 25 projetos concorrem nas categorias: Pequenos Negócios no Campo; Inovação e Sustentabilidade; Políticas Públicas para Desenvolvimento de Pequenos Negócios; Compras Governamentais de Pequenos Negócios; Empreendedorismo na Escola; Inclusão Produtiva e Apoio ao Microempreendedor Individual.

 

Categorias: Compras Governamentais de Pequenos Negócios e Políticas Públicas para o Desenvolvimento dos Pequenos Negócios

Premiado em duas categorias, o município de Campo Verde, por meio do prefeito Fábio Schroeter, recebeu os prêmios nas categorias: Compras Governamentais de Pequenos Negócios, com o projeto “Licita Campo Verde”, e na categoria Política Públicas para o Desenvolvimento dos Pequenos Negócios, pelo projeto “Campo Verde Cidade Empreendedora”.

 

“Receber esse prêmio é muito importante, pois é o reconhecimento do nosso trabalho. Mas o mais importante é o que isso proporciona na vida das pessoas. É um trabalho voltado para os pequenos e isso é o mais importante. Estamos transformando a vida das pessoas e isso está fortalecendo a economia local e promovendo o desenvolvimento do município através dos pequenos negócios. Acredito que esse também seja o objetivo do Sebrae e somos muito gratos a essa parceria e queremos intensificar ainda mais, principalmente depois de ver o resultado obtidos. É um momento de muita alegria”, celebrou Schroeter.

 

A premiação reconhece prefeitos que criam condições favoráveis às micro e pequenas empresas e aos microempreendedores individuais já que o crescimento econômico dos municípios brasileiros passa pelo estímulo à criação, desenvolvimento, competitividade e melhoria do ambiente dos pequenos negócios.

 

Categoria: Inclusão Produtiva e Apoio ao Microempreendedor Individual

O programa “Frutifica” da Prefeita de Sorriso concedeu ao prefeito Ari Genézio Lafin o prêmio na categoria Inclusão Produtiva e Apoio ao MEI. O projeto vem atendendo há dois anos 84 famílias de um assentamento e a expectativa é que até o final da gestão, a capacidade de atendimento seja duplicada.

 

“O projeto permite que possamos levar uma qualidade de vida para o pequeno empreendedor, o assentado, o chacareiro, que hoje pode cultivar frutas através do investimento que nós entregamos. Além disso, a Prefeitura compra essas frutas também para a merenda escolar. Então hoje nós conseguimos dar a condições a essas pessoas para que eles possam buscar ou desenvolver as atividades na terra, sobreviver dela e gerar expectativa e sonhos. E é de suma importância esse reconhecimento do Sebrae, uma instituição séria, que avaliou através de critérios técnicos, buscando entender o que está sendo desenvolvido nos municípios para a melhoria da vida daqueles que esperam de nós gestores algo diferente”, avalia o prefeito Ari Lafin.

 

Categorias: Empreendedorismo na Escola e Pequenos Negócios no Campo

As habilidades do prefeito Érico Gonçalves, de Guarantã do Norte, para a articulação da rede de desenvolvimento sustentável do município foram reconhecidas em duas categorias. O prefeito recebeu o título de vencedor estadual na categoria Empreendedorismo na Escola, com o projeto “Educação Empreendedora, a chave para o sucesso” e vencedor na categoria Pequenos Negócios no Campo, com o projeto “Agricultura familiar é a base para o crescimento sustentável”.

 

“Este é, com certeza, um grande reconhecimento. Buscamos investir em pessoas, nossa administração é focada nisso, em trazer para a pessoa do campo, para os nossos jovens e crianças, essa visão empreendedora. Essa parceria com o Sebrae e com a Associação Comercial do município contribuiu muito para o resultado desse prêmio. A nossa população ganha muito com isso. E estamos buscando, junto com a nossa equipe de servidores e com o Sebrae, fazer de Guarantã do Norte uma cidade totalmente empreendedora”, comemorou Gonçalves.

 

Categoria: Inovação e Sustentabilidade

Com propostas arrojadas, o projeto “Terra Nova 2030, carbono zero” assegurou ao prefeito Valter Kuhn, do município de Terra Nova do Norte, o prêmio estadual na categoria inovação e sustentabilidade.

 

“Esse é um trabalho com uma visão de futuro, de preocupação com o nosso meio ambiente, e os terra-novenses ainda vão se orgulhar muito. Buscamos referências em países com uma legislação ambiental avançada para realizarmos a compensação da emissão de gás carbônico de veículos com placas de fora da cidade. Os munícipes serão isentos e todo o recurso arrecadado será revertido para ações de sustentabilidade”, disse o prefeito Valter Kuhn.