PUBLICIDADE

PUBLICIDADE
16/01/2020 16h41

A importância da atividade física regular em todas as estações do ano

Débora Cristina da Mata Ferreira


O verão chegou e logo as pessoas já aguardam pela chegada da estação mais esperada do ano, para emagrecer, manter a forma e a saúde. Porém para garantir uma saúde plena e bem-estar é importante a prática regular de exercícios físicos o ano todo.

 

O sedentarismo é considerado um problema de saúde pública. No Brasil, apenas 4% da população pratica atividade física. Com base em estudos, o Ministério da saúde indica que poderiam ser evitadas 260 mil mortes ao ano devido ao câncer e doenças cardíacas, caso a população brasileira adotasse o hábito de praticar 30 minutos de atividades físicas por cinco dias na semana e mantendo uma alimentação saudável.

 

Segundo o Personal Trainer - Fisiologista Edu Gusmão, da academia Gaviões by Edu Gusmão, nos meses que antecede a chegada do verão, o número de pessoas que procuram e se matriculam em uma academia cresce consideravelmente. São os chamados "atletas de verão". Essa estratégia é muito utilizada por aqueles que querem um corpo mais bonito esteticamente falando. Mas, vale lembrar que isso não é sinônimo de saúde. Essas pessoas em sua grande maioria são adeptas de dietas milagrosas, uso de recursos alternativos como por exemplo: inibidores de apetite e até esteroides anabolizantes. "Algumas acabam colocando sua saúde em risco, pois fazem uso indiscriminado dessas substâncias sem orientação médica. Passada essa euforia do verão, grande parte dessas pessoas deixam de praticar atividade física e se colocam a disposição do sedentarismo na maior parte do ano" afirma Edu.

 

De acordo com o fisiologista, a prática de atividade física de maneira regular, ou seja, pelo menos 3 vezes por semana durante todo o ano, é fundamental para a melhoria da qualidade de vida. A combinação de uma dieta balanceada e atividade constante resultam e um organismo saudável e na prevenção de doenças.

 

São inúmeros os benefícios que a atividade física regular traz para o bom funcionamento do organismo como: Redução do risco de doenças cardíacas e AVCs; melhora do sistema imunológico; melhora da qualidade do sono; redução do percentual de gordura; aumenta a massa muscular; diminui o estresse; aumenta a disposição e resistência física.

 

A prescrição de exercício sempre que possível deve ser feita por um profissional de educação física devidamente registrado no Conselho Regional de Educação Física.