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10/02/2020 16h13

Fecomércio-MT - 62 anos promovendo o desenvolvimento do comércio

Artigo por José Wenceslau de Souza Júnior


Ser comerciante é acordar para ir trabalhar, antes do sol nascer, e continuar a jornada mesmo após ele se pôr – muitas vezes sem direito à folga – na labuta durante os sete dias da semana.

 

A motivação de tanto esforço se deve pelo sustento do próprio lar, e do lar daqueles que no comércio encontram emprego e renda.

 

Ser comerciante é equilibrar as contas, é ser muitas vezes o faxineiro, o atendente e o entregador do seu próprio negócio. 

 

Ser comerciante, é acreditar no Brasil, e investir no desenvolvimento deste glorioso país.

 

Há mais de 40 anos, sinto na pele diariamente o que é ser comerciante. Vivencio as dificuldades, e benesses que o empreendedor brasileiro encontra. 

 

Por isso, com o desafio de dar voz aos anseios dos comerciantes - aceitei a missão de presidir a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso (Fecomércio-MT), que é a maior entidade representativa das categorias no nosso estado.

 

Fundada em 09 de fevereiro de 1958, a Fecomércio-MT está há 62 anos promovendo o desenvolvimento do comércio de bens, serviços e turismo, seja com ações nas áreas de educação, saúde, cultura, lazer e assistência, por meio do Sesc, ou pela escola de educação profissional voltada para o setor, que é o Senac.

 

Nossos braços sociais beneficiam além dos comerciários e seus dependentes, toda a população mato-grossense. 

 

A entidade representa mais de 300 mil empresas mato-grossenses, desde o comércio atacadista, varejista, armazéns, turismo/hospitalidade, bares/restaurantes, dentre outros estabelecimentos. A lista é grande, mas o propósito é único: garantir o sustento de milhares de famílias brasileiras, e estrangeiras que escolheram nosso Estado para viver.

 

Nossa representatividade também pode ser mostrada em números - o setor é responsável por quase a metade dos postos de trabalho existentes em Mato Grosso. Também contribuímos com 66% da arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), o que equivale a mais de R$ 10 bilhões, destinados aos cofres do Estado.

 

Representatividade é estar atuante nas maiores discussões acerca dos projetos de lei que impactam ou que beneficiem comércio na esfera estadual e federal, para proteger o comércio.

 

Não é uma missão fácil, mas honrosa - fazer parte dos 62 anos da Fecomércio-MT , e atuar em defesa dos empregos gerados, de renda para os cidadãos, junto com empenho da diretoria e associados que compartilham do mesmo propósito: promover o desenvolvimento do comércio, e ajudar a alavancar os setores econômicos e culturais do Estado, e do país.

 

José Wenceslau de Souza Júnior é comerciante e presidente da Fecomércio, Sesc e Senac em Mato Grosso