PUBLICIDADE

PUBLICIDADE
12/02/2020 17h00

Especialistas dão dicas dos cuidados para curtir a folia com tranquilidade

Lívia Davanzo


O carnaval é uma das épocas mais aguardadas por grande parte da população. Sinônimo de diversão, a folia deve ser curtida com responsabilidade para que não cause transtornos à saúde. Por isso, folião, leve junto com você algumas dicas e cuidados simples para que os dias sejam só festa e alegria.

 

O ponto principal é não exagerar para conseguir curtir todos os dias e, principalmente, não sentir os efeitos após a folia. “É bom evitar excessos de bebidas alcoólicas e energéticos, que podem levar à desidratação, proteger-se do sol com o uso de protetor solar e roupas leves, manter-se sempre hidratado, alimentar-se com comidas leves e ingerir pouca gordura e sal, além de fazer pausas para horas de sono”, orienta o clínico geral do Hospital Anchieta, Dr. Daniel Boczar.

 

Além disso, outro cuidado importante é utilizar preservativo em toda relação sexual. “O uso da camisinha é fundamental tanto para prevenir doenças sexualmente transmissíveis quanto uma gravidez não planejada”, alerta o ginecologista e obstetra, coordenador médico do Hospital da Mulher Anchieta, Dr. José Moura.

 

Bloquinhos, trio elétrico...

Para aqueles que não dispensam horas de muita dança, pulando atrás do trio ou nos bloquinhos de rua, as recomendações são no sentido de proteger os pés, joelhos e articulações. “Com a sobrecarga que acontece nesses dias, é preciso um preparo e uso de calçados corretos para amortecer o impacto, bem como evitar torções que podem ocorrer em decorrência do chão ficar mais escorregadio e, por ser na rua, conter irregularidades”, indica o médico radiologista do Anchieta Diagnósticos, Dr. Fernando Augusto de Albuquerque Mendes Filho.

 

De acordo com o especialista, em caso de lesão, deve-se procurar um atendimento médico. “A avaliação precoce de lesões musculoesqueléticas por um profissional habilitado permite determinar sua extensão, avaliar a necessidade de exames complementares e estabelece o melhor tratamento para retorno precoce e para que se evite seu agravo”, explica Dr. Fernando.

 

De olho nas dicas:

- Faça três refeições por dia

- Mantenha-se hidratado

- Atenção às condições de higiene do local onde vai realizar as refeições

- Use filtro solar

- Prefira roupas leves

- Descanse (permita-se horas de sono para repor a energia)