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06/07/2020 21h01 - Atualizado em 10/07/2020 22h15

Prefeitura disponibiliza serviço de teleconsulta com médicos da Atenção Básica em Juscimeira

assessoria de imprensa


A Prefeitura de Juscimeira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde,
coloca a disposição da população um canal direto para os pacientes que
apresentam sinais e sintomas da Covid-19 ou aqueles que estão em
isolamento domiciliar. Com o “Tele Ligados”, o cidadão faz uma ligação
no telefone (66) 3412 1062 e um médico da Rede Assistencial Básica de
Juscimeira faz a teleconsulta. O horário é atendimento é de segunda a
sexta-feira, das 13 às 17 horas.

O secretário municipal de Saúde, Nassin Farah, destaca que apesar do
isolamento social, as pessoas continuam necessitando de ajuda e
acompanhamento médico, para serem diagnosticadas ou para manterem seus
tratamentos, portanto a “telemedicina” é uma forma mais segura e eficaz,
mitigando o risco de se expor ao vírus.

“As teleconsultas vão servir como ferramenta para avaliação dos casos
suspeitos e orientação do diagnóstico e tratamento do paciente,
minimizando o risco de transmissão da doença, onde um profissional
médico fica a disposição da população para condutas orientativas e
manejos clínicos não só de casos de COVID 19, como também de
comorbidades que precisam de acompanhamento”.



Já o prefeito Moisés dos Santos garante que o serviço não exclui o
atendimento presencial, que estará acontecendo nas Unidades Básicas de
Saúde e Hospital Municipal, sendo esse mais um dispositivo oferecido a
população como método de prevenção e cuidado que servirá de suporte e
alternativa de acesso a saúde pública municipal.



“O nosso objetivo com mais esse serviço é melhorar o atendimento na
Saúde e a segurança dos pacientes através de teleconsultas médicas,
mediante o atendimento pré-clínico, suporte assistencial técnico,
monitoramento, orientação, exercidos diretamente entre médico e o
paciente, via ligação telefônica, garantindo a integralidade, segurança
e sigilo das informações”, explicou o prefeito.



Para começar a usufruir do serviço “Tele Ligados”, o paciente precisa
estar de posse dos documentos pessoais, cartão SUS e endereço, ao fazer
a ligação no telefone fixo (66 )3412 1062 e solicitar a telefonista a
teleconsulta médica.



Nassin explica que são ofertadas duas modalidades de teleconsulta
durante a pandemia de Covid-19: Teleorientação – encaminhamento de
pacientes em isolamento, e  monitoramento, que possibilita que, sob
supervisão ou orientações médicas, sejam monitorados a distância
parâmetros de saúde e/ou doença.  “Ao fazer uma ligação ao canal, os
usuários serão encaminhados para o teleatendimento pré-clínico com
profissionais médicos de saúde”, concluiu o secretário.