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06/08/2020 09h05

Campanha quer dar visibilidade às mulheres rurais

Governo do Brasil


Uma campanha para dar visibilidade às mulheres do campo. Mulheres de todas as regiões, cores e etnias, que vivem e trabalham em um contexto de dificuldades sociais e econômicas na América Latina e no Caribe, foi lançada no Palácio do Planalto na última quarta-feira (29).

 

É a Campanha Mulheres Rurais, Mulheres com Direitos, que está na quinta edição.

 

A cerimônia de lançamento contou com a participação do presidente Jair Bolsonaro, da primeira-dama Michelle Bolsonaro e das ministras da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina; e da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves.

 

Também participou do evento, o representante da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) no Brasil, Rafael Zavala.

 

A campanha é promovida pela FAO, em parceria com o governo brasileiro, entidades governamentais e privadas e organizações da sociedade civil.

 

Para a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, a campanha chega em boa hora e, neste ano, quer destacar as mulheres como guardiãs promotoras do desenvolvimento, seguindo o princípio da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

 

"Esta campanha dá visibilidade a todas aquelas mulheres que são invisíveis, mas que estão lá, todos os dias, trabalhando. Valorizar a sua contribuição para o desenvolvimento sustentável é fundamental", defendeu a ministra.

 

Segundo a FAO, na América Latina e no Caribe, 58 milhões de mulheres vivem no campo e contribuem com a produção e o abastecimento dos alimentos. Desse total, 20 milhões sofrem de grave insegurança alimentar.

 

Grande parte dessas 58 milhões de mulheres - agricultoras, extrativistas, pescadoras e aquicultoras – também enfrentam desafios, entre eles, a falta de autonomia para participar das tomadas de decisões que fazem parte de suas vidas e comunidades.

 

Muitas trabalham informalmente e dispõem de pouca rede de apoio.

 

Insegurança que aumenta, de acordo com a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação, neste contexto de pandemia da Covid-19.

 

No Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do total de 5,07 milhões de estabelecimentos rurais existentes, quase 1 milhão conta com mulheres à frente, o equivalente a 19% do total.

 

A maioria está na região Nordeste (57%), seguidas pelas Sudeste (14%), Norte (12%), Sul (11%) e Centro Oeste (6%).

 

A ministra da Agricultura destacou que no campo os desafios enfrentados pelas mulheres são evidentes, com menor acesso à terra, a crédito, à tecnologia, à mecanização e recursos produtivos e também menos acesso ao corporativismo.

 

"O que isso representa é um potencial econômico perdido", disse a ministra.

 

E acrescentou que quando mulheres rurais tem acesso a crédito, elas são capazes de ir longe e "promover o crescimento e a produtividade da agricultura, que é o grande motor econômico do nosso País".

 

Tereza Cristina também lembrou que, mesmo com o cenário de pandemia de Covid-19, essas mulheres do campo não interromperam suas atividades econômicas.

 

"São elas, também, que atendem à demanda por alimentos nas grandes e pequenas cidades, assim como a continuidade da atividade produtiva em plenas condições de saúde e segurança.

 

E queremos ver mais mulheres administrando fazendas, dirigindo tratores, chefiando cooperativas, pescando, plantando e colhendo, enfim, mais mulheres se beneficiando da pujança do agro brasileiro".

 

Campanha Mulheres Rurais, Mulheres com Direitos

No Brasil, a campanha é organizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em parceria com o gabinete da primeira-dama e com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

 

Entre as ações que integram a campanha estão a difusão de experiências e conhecimentos sobre o poder transformador das mulheres rurais, indígenas e afrodescendentes, e a realização de concurso, seminários e oficinas para levar conhecimento de direitos e políticas públicas.