PUBLICIDADE

PUBLICIDADE
18/03/2019 11h23

Jaciara: Pré-Conferências da saúde começam nesta segunda-feira

ASCOM-PMJ


A Prefeitura de Jaciara, por meio da Secretaria de Saúde, promove pré-conferências a partir desta segunda-feira (18) nas Unidades de Saúde da Família (USF). As reuniões serão no período da manhã e da tarde, conforme a programação já estabelecida pela pasta. A primeira ação aconteceu na USF 1, no bairro Santo Antônio.

 

As atividades são preparatórias para a 8ª Conferência Municipal de Saúde, que será realizada no próximo dia 26 (Centro de Eventos e no dia 27 (Faculdade Eduvale). "A partir da contribuição da sociedade, as propostas serão para a Conferência Municipal, depois formataremos um relatório para encaminharmos para a Conferência Estadual de Saúde", explicou a coordenadora de projetos, Suely Castro.

 

As propostas que forem aprovadas na etapa Estadual seguirão para a etapa de nível Nacional, onde serão transformadas em políticas públicas, ou seja, programas e ações feitas pelo governo que têm a função de colocar em prática os serviços de saúde que são previstos na lei.

 

Para a enfermeira, Patrícia Rodrigues, a cooperação dos usuários do Sistema Único de Saúde é indispensável. "O SUS foi construído através das participações populares, o SUS vem do povo para o povo, então a população tem que fortalecer esse vínculo e sempre levantar suas reclamações, suas necessidades, o que querem como melhoria. Se a população não falar não tem como as diretrizes trabalharem para resolverem essas situações", pontuou.